quarta-feira, 18 de julho de 2007

Marias

Ora bons dias. Neste pequeno texto vou reflectir sobre um assunto pelo qual acho que vale a pena pensar um pouco. Tive à relativamente pouco tempo duas experiências que me deixaram deveras perturbado mas também criaram dúvida e interrogação na minha cabecinha. O que se passa é o seguinte. Fui por duas vezes a um centro de saúde acompanhar determinada pessoa (não tenho nenhum problema, não vão voces ficaram preocupados), e deparei-me com um fenómeno deveras assustador. O que é que se passa com as Marias em Portugal que tão todas doentes pah? Aquilo era uma coisa inacreditável. A princípio pensei que estariam sempre a chamar a mesma pessoa, ou até que a senhora que as chamava já tivesse tão habituada e tão farta de Marias que qualquer nome que lhe aparecesse, ela lia Maria. Mas não, eram todas Marias. Porque é que esta merda acontece? É que depois gostam muito umas das outras e entendem-se todas muito bem. Para além do nome, também parece que tem as doenças todas do mundo em comum. É uma coisa... Enquanto que os homens vão para o cafezinho beber cerveja e vinho branco o dia todo, estas senhoras certamente, não tendo mais o que fazer na vidinha, decidem entupir o sistema de saúde português, com as coisas mais ridículas que se pode imaginar ou mesmo para dar o frasquinho de compota caseira à medica, tão grande é o grau de afinidade. Enquanto gente como a senhora na foto, fica a espera horas a fio. Mas enfim, voltando ao assunto inicial. Ou há um numero tão grande de Marias que num centro de saúde com 50 pessoas, 40 são marias, ou então há por detrás disto um grande mistério. Só sei é que nenhuma filha minha se irá chamar Maria. Primeiro porque tenho bom gosto, segundo porque associo a reumatismo, pernas enxadas e excesso de peso.

Sem comentários: